A cátedra de pesquisa é um amplo programa que permite investigar, refletir e compreender as tendências, cenários e transformações no mercado, com alta conexão com as demandas da organização.
As cátedras são financiadas por empresas que viabilizam um ambiente de diálogo, aplicação e aperfeiçoamento do conhecimento produzido pelo Coppead.
Cátedras de Pesquisa são projetos especiais de investigação científica em determinada linha da gestão. A instituição é pioneira no Brasil nesse tipo de parceria empresa-academia, trazendo um retorno claro para a universidade, para a organização e para a sociedade:
- A universidade se beneficia com recursos para o avanço da sua linha de produção de conhecimento e aumento do seu repertório (pesquisa, ensino e atração de pesquisadores);
- A sociedade de beneficia com a aplicação de conhecimento e tecnologias;
- A empresa se conecta a um centro de excelência, tem acesso a pesquisas de ponta e participa da agenda de pesquisa e de ações.
Antera
Iniciada em 2017, essa Cátedra realiza estudos nos segmentos conhecidos internacionalmente por Venture Capital e Private Equity, estudos esses necessariamente voltados para as aplicações práticas no mercado nacional. A Cátedra tem por objetivo primordial ajudar no processo de maturaçao desses segmentos de mercado por meio de pesquisa de ponta e inovadora.
L'Oréal
Criada em 2003, a Cátedra L'Oréal integra o Centro de Estudos em Consumo do Coppead e tem como foco principal o estudo de metodologias de pesquisa qualitativa para a investigação do comportamento do consumidor.
Ipiranga
Em uma parceria com quase 25 anos de existência, a Cátedra Ipiranga apoia o Centro de Estudos em Logística, uma referência junto ao meio acadêmico e empresarial para o desenvolvimento de conhecimento nessa área dentro do País.
Halliburton
A Cátedra HALLIBURTON foi criada em 2014, tendo como foco as seguintes linhas de pesquisa: Cross-Culture; Estudos Organizacionais e Relações de Trabalho.
Coca-Cola
A Cátedra Coca-Cola foi criada em 2013, tendo como objetivo a investigação de como as marcas são construídas no contexto contemporâneo como recurso sociocultural, dialogando com os movimentos da sociedade e com o contexto de fragmentação de mídias.
Amil
Iniciada em 2008, a Cátedra realiza estudos sobre gestão de serviços na área da Saúde. Tem como foco a investigação do tema da Gestão da Qualidade e da Inovação dentro do setor.
Brasilprev
Criada em 2016, essa Cátedra realiza estudos no segmento previdenciário, tanto no que se refere às previdências privadas quanto aos regimes geral e próprio.
Instituto C&A
Celebrada em 2018, a Cátedra Instituto C&A apoia estudos sobre transparência em redes de suprimentos, cobrindo aspectos de legislação, certificações voluntárias, inovações sociais e novos modelos de negócio baseados em maior transparência sobre processos, produtos e condições de trabalho.
Grupo Globo
Criada em 2011, a Cátedra investiga as mídias de informação e entretenimento, suas perspectivas futuras e os impactos no comportamento dos consumidores, com especial ênfase na reflexão sobre novas tecnologias.
FIAT
A Cátedra Fiat integra o Centro de Estudos em Consumo desde 2011 e estuda o consumo e seus significados culturais, privilegiando o contexto cotidiano na construção de identidades e conexões entre os indivíduos